17/05/2017 - Festival Brasil Sabor começa amanhã em diversas cidades do país


Algumas capitais promoveram esta semana o evento de lançamento do Festival

Começa nesta quinta-feira (18), um dos mais tradicionais eventos gastronômicos do país, o Brasil Sabor. Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a 12ª edição do Festival acontece oficialmente de 18 de maio a 4 de junho, em mais de 40 cidades brasileiras. Com o tema “Original do Brasil”, o Festival segue com o trabalho de resgate e valorização de ingredientes e técnicas gastronômicas de diversas regiões do país. Alguns estados já realizaram ou realizam hoje (17) a noite, o evento de lançamento oficial do Brasil Sabor. 

Em Curitiba (PR), a cerimônia de abertura do Festival aconteceu na última terça-feira (16), no no Museu Oscar Niemayer para imprensa e convidados. O Brasil Sabor irá reunir no Paraná 52 restaurantes associados, em Curitiba, Maringá e Londrina, promovendo sabores da culinária brasileira. Com 19 restaurantes participantes, haverá uma promoção inédita em Curitiba, em que os clientes terão direito ao prato do festival em dobro para o acompanhante. Já em Maringá e Londrina a promoção terá preços fixos, com entrada e alguns com sobremesa, que variam de R$ 38,90 a R$ 49,90. 

O evento de aberutra contou com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do presidente do Sindicato de Alimentação e Hospedagem do Paraná, João Jacomel e de Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal do Turismo. Para Jilcy Rink, Presidente do Conselho de Administração da Abrasel no Paraná, o Festival está consolidado como um dos principais eventos de gastronomia do Brasil. “Durante o Brasil Sabor, o público tem a oportunidade de conhecer os principais empreendimentos gastronômicos da cidade, além de aproveitar preços e promoções especiais. Aqui, o festival é um grande sucesso”. No mesmo dia (16), também foi realizado o evento de lançamento do Brasil Sabor em Goiás.

alt

No Mato Grosso do Sul e em Alagoas a abertura do evento acontece oficialmente nesta quarta-feira (17). No estado nordestino, que participa com 39 bares localizados na capital e em Paripueira, o lançamento acontece no Maceió Shoppping, às 19h. O shopping receberá, do dia 18 e 21 de maio, mais uma edição da Arena Gastronomica, com realização de palestras e degustação dos pratos participantes do Festival. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas até 30 min antes o início de cada aula.

Já no MS, que conta com mais de 50 estabelecimentos no Festival, sendo 45 de Campo Grande e 6 de Bonito, a abertura teve início às 15, no Domus Bristrot. Mais de dez restaurantes têm pratos assinados por chefes renomados da capital do estado, resultado de uma parceria entre a Abrasel no Mato Grosso do Sul e a Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal (ACPP).

No Ceará o evento oficial de abertura está agendado para o próximo sábado (20), das 16h às 22h, com feira gastronômica, no Estoril, Praia de Iracema. No estado, o ingrediente típico escolhido para o preparo dos pratos foi o Carneiro. “O festival é uma forma de reforçar o que temos de melhor na gastronomia local. Estamos nos preparando para receber turistas e famílias da nossa capital. É também uma forma de aproximar nossos estabelecimentos do nosso povo”, afirma Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel no Ceará. Os estabelecimentos darão descontos de até 50% durante o festival. Na capital cearense, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza.


* Com informações da A Crítica, Tribuna Hoje e Ceará Pop Marketing.